Fórum de discussão | Tema: A Índia e o hinduísmo na cultura pop

O tema desse fórum de discussão é a religião hindu. No episódio “Beijo, beijo” (Kiss, Kiss, Bang Bangalore), do desenho animado “Os Simpsons”, o Sr. Burns decide transferir as operações da usina nuclear para a Índia. Homer é o escolhido e faz a viagem, mas ele confunde a Índia com o estado americano de Indiana. Ao chegar na Índia, ele se depara com um cenário inusitado e muito diferente do que ele esperava.

A proposta da atividade do fórum é a seguinte: escolham um dos elemento da religião hindu ou da cultura indiana presentes na animação (ex.: castas, animais sagrados, população, divindades/deuses,  Bollywood, entre outros) e escrevam um comentário no blog explicando o tópico escolhido. Por exemplo, se escolher falar sobre as castas, explique o que elas são, como funcionam, qual o impacto que possuem na sociedade indiana, como o desenho apresentou a religião/cultura da Índia etc. Escrevam comentários com suas próprias palavras e suas impressões pessoais.

Não esqueçam de colocar o nome/sobrenome e a turma no comentário.

Clique aqui para assistir ao episódio “Beijo, beijo” (The Simpsons).

Clique aqui para ler a sinopse do episódio na Wiki Simpsons.

Anúncios

45 comentários em “Fórum de discussão | Tema: A Índia e o hinduísmo na cultura pop

  1. Grupo: Jesus
    Nomes: Daniel do Nascimento Batista, Daniel Leitão Peixoto, David de Almeida Silva, Iury de Oliveira dos Santos, Anderson Pessanha

    Bollywood
    Nós escolhemos Bollywood pelo fato deste ser uma grande indústria cinematográfica da Índia e no desenho mostra muito isso com as danças, e o cinema serviu como uma identidade nacional. No Brasil esses tipos de filmes já não faz tanto sucesso, na verdade nem chega por aqui, isso se deve ao fato da cultura indiana e pelo gosto das pessoas em si.

    Curtir

    1. São poucos os filmes indianos que chegam no mercado brasileiro e concordo com o grupo sobre a cultura do Brasil ser muito diferente da indiana, portanto isso fecha mercados. Porém, acredito que não é porque é diferente que necessariamente signifique que não seja bom. No mais, o grupo pontuou aspectos interessantes.

      Curtir

  2. O filme e muito interesante, mostra a sobrevivencia de uma pessoa em um lugar desconhecido sendo na Índia, onde os animais são sagrados, como Elefante e a Vaca.
    as Pessoas do País tinham as mesma Característica, Peso e Cor. Na Índia existe o Deus da Ganesh e sua Religão e um Hinduísmo

    Nome: Thaiane Rodrigues, Kassia Gomes, Thaís Fonseca & Sabrina Alves
    Turma: 3003
    Trabalho de Religião

    Curtir

  3. turma:201
    Paulo Vitor,Mayra Ellen,Thamirys,Geovânia,Mayara gomes

    É legal e diferente,são vários Deuses ,as pessoas sao todas parecidas,a tercerização tambem fez diferença no trabalho das pessoas e quando foi pra Indía ,e foi legal quando acharam q o Homer Simpson era um Seus
    😉

    Curtir

  4. na india as vacas e sagrada ,e homer não saber disso .
    ele briga com a vaca pelo o ipod ,e depois de ligar para liza, ele ama a vaca .
    dar um beijo na boca da vaca

    ALVARO AUGUSTO

    TURMA 201

    Curtir

  5. No vídeo aparece a parte que o Homer resolve fazer força com uma vaca por causa do seu Ipod e os indianos achavam que ele estava maltratando a vaca (pois a vaca para eles é um animal sagrado para servir como adoração) mas na verdade ele está tentando pegar seu aparelho de volta!

    Curtir

  6. Guilherme silva de Abreu Turma 3002 Maria werneck
    os simpsons na minha opinião fazem uma critica ao cinema a qual muitos filmes de hollywood não chega a uma boa parte do mundo

    Curtir

  7. Michel e Marilaine – TURMA 3002 – CIEP 323, Maria Werneck de Castro.

    O Homer quando chegou na Índia, deu a alguns daletes o conhecimento sobre os seus direitos trabalhistas – fezendo jus ao hinduísmo. A remuneração aumentou, houve todo um seguimento em benefícios dos trabalhadores da usina. Contudo, o Homer foi considerado um “deus” para os dalites (os intocáveis), pois melhorou as condições da mão-de-obra e, também, trouxe à tona o hindu, que é a valorização do trabalhador e desenvolvimento técnico da mão-de-obra.

    Curtir

  8. Hommer conseguiu terceirizar o trabalho na índia, e foi cultuado como um Deus . A cargo do senhor burnes!e na Índia ele adoram diversos Deus e eles tentaram construir usinas Nucleares la e adoram as Vacas e tipos de transportes sao com animais

    Curtir

  9. Nome: Bárbara sousa, Danielle Silva, Mauro Sergio e Millena Xavier
    Turma:3002

    Homer, pega o buquê e é tranferido para India, lá ele se depara com uma realidade diferente da dele. Homer tenta mostrar para os Indianos a realidade de seu país, assim ele ensina aos operarios da fabrica em que está trabalhando sobre os direitos do trabalhador.

    Curtir

  10. A adoração de animais, como a vaca, que é vista como a mãe divina, por isso é ofensa comer carne de vaca. Nós escolhemos Os Simpsons , porque a gente se indentificou com o desenho e de certa forma seria um pouco mais facil para intender sobre a índia e sua forma de trabalho e seus animais mesmo no desenho não falando de toda a cultura da índia da para entender um pouco sobre sua cultura . Wagner e Rafaela 3004 .

    Curtir

  11. A india é considerada um povo muito religioso, com uma populaçao muito grande. A religiao que predominante na India é o Hindu. Adorando animais vistos comos deuses.

    Tuma: 3004 ;
    Nome: Juan monteiro de lima

    Curtir

  12. pow pelo q eu entendi os cara na india para gente eles trabalham de escrevo. Pq tipo lah na india subdesenvolvido q os intocaveis nn podem subir de cargo no emprego deles 😀

    Curtir

  13. HOMER SAIU DA SUA CIDADE PORQUE ELE CONSEGUIU PEGAR O BUQUE E ELE FOI PRA INDIA EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR PRA FAMILIA DELE E CHEGA LA ELE QUER SER UM DEUS . E A FAMILIA VAI BUSCAR ELE E ACABA GOSTANDO DE LA E ACABA QUERENDO FICA LA …..

    NOME : ALANE MACÊDO , CAROLAINE BARRETO , MILENA DE CASTRO
    TURMA : 102

    Curtir

  14. o filme descreve bem o hinduismo mostrando as praticas de adoração e devocão e as danças culturais e os joelhos dobrados em função de adorar alguns deuses e também os animais sagrados.

    Curtir

  15. Beatriz Mendes
    Mariana Souza
    Thamires Alves
    Turma 102
    Chama atenção desse episódio, as roupas indianas, o jeito como as pessoas dançam e cantam. Também como as pessoas olham “feio” para o Homer quando ele trata a vaca de um jeito ruim e como isso muda quando ela começa a trata-la de um jeito bom. A variedade de Deuses também é vista e quando Homer se transforma num Deus por ajudar as pessoas que trabalhavam na usina.

    Curtir

  16. Castas

    A Índia e alguns países de religião hindu, como o Nepal, possuem um sistema de castas, que é uma divisão social importante na sociedade Hindu, porém a Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. As castas são um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, e cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.

    Curtir

  17. Bollywood
    Bollywood é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana).
    Os indianos intregam sua cultura em todos os filmes, inumeras cenas mostram cançoes folcloricas e danças que estão incorporadas no enredo da historia.E as danças dos filmes de Bollywood, especialmente os mais antigos são modeladas de acordo com os estilos clássicos da dança indiana e folclórica.

    Curtir

  18. A vaca é um animal sagrado para o povo hindu. Ela não pode ser abatida, nem
    maltratada. Ela tem livre acesso aos locais públicos.

    Alunas:Naraiele Santos
    Jessica Machado
    Fernanda Albuquerque
    Turma: 3005

    Curtir

  19. The Simpsons é amplamente considerada como uma das maiores séries de televisão de todos os tempos. A edição da revista Time publicada em 31 de dezembro de 1999 classificou a série como a melhor do século XX, O Bart é um menino ruim que só cria problemas e tem jeito de rockeiro do jeito que cria muito problemas!
    A Lisa é o contrário do Bart! Bem educada não cria problemas e quer sempre se dar bem com as pessoas e tem jeito de patricinha!
    O Homer é um pai bêbado que parece infantil com atitudes infantis e só quer saber de beber e comida!
    A Marge é o contrário do Homer! Não bebe e é madura se preocupa com seus filhos e toma atitudes que são maduras…

    Curtir

  20. Quando o barco chega na usina, Marge e os outros são recebidos por uma multidão de indianos silenciosos, todos vestidos como Homer. O grupo vai até a sala de cerimonial, onde Marge diz a Homer que ele não é um Deus. Os indianos dizem que não estão venerando Homer porque ele é um Deus, e sim porque ele mencionou o pagamento de horas extras e a realização de intervalos. Neste instante é o Sr. Burns que passa a crer que Homer tenha enlouquecido.

    Curtir

  21. O que chama muito a atenção no paragrafo 4, na oitava linha é a forma de como o patrão de Homer trata a questão achando que ele é um louco apos aumentar o salário dos funcionarios, sendo que ele não foca que com o pagamento dos atrasados, os extras e as realizações dos intervalos, sendo asssim os funcionarios se esforçaram para fazer um trabalho melhor, tendo um desenho melhor na usina. O que mostra a Homer que os funcionarios não acha que ele é um Deus pela melhoria da usina e sim por ele ter posto em ordem as pendencias. Ironicamente o Sr.Marge acha que ele é um louco.

    Curtir

  22. Na Índia tem animais sagrados como o elefante, vaca e etc.. No vídeo mostra a história de convivência de um turista em outro país e das pessoas da índia, e todos eles tem a mesma característica.

    Curtir

  23. O conteúdo do vídeo tem uma explicação muito clara sobre as religões, culturas e os constumes da índia algo que chama atenção é a adoração as vacas, danças, sua linguagem e seu deuses o vídeo tem um conteúdo prático e legal para educação e o ensinamento do ensino religioso

    Marcílio proemi : 105 , Jennefir Nascimento rẽgo Proemi: 105

    Curtir

  24. Os EUA explora muito a Índia por ser um país de terceiro mundo, tambem possuem pouco conhecimento das crenças e religiões de lá e os indianos não tem os mesmos direitos trabalhistas que os americanos.
    Maria Eduarda Pamphiro e Lilian Roberta
    T:105

    Curtir

  25. Neste episódio de Os simpsons Homer viaja a Índia por negócios e surpreende-se com a diferênça do país na vida real comparado aos filmes.Em uma cena do episódio Homer tem problemas com uma vaca e pede ajuda a sua filha.Lisa(filha de Homer) Explica que a vaca na Índia é um animal sagrado, e deveria tratá-la com carinho. Depois de alguns acontecimentos Homer vira o líder de seus negócios e mostrando aos indianos os direitos dos trabalhadores com isso Homer considera-se um Deus da Índia assim mudando a Índia.
    Anderson Douglas Ribeiro da Silva Junior ,Danielle Oliveira de Alecar e Philipe Martins Soares.
    Turma: PROEMI-104

    Curtir

  26. heee uma bosta,pq ele mostra que os povos indianos foram feito pra trabalhar e nao tem nem uma lei trabalhista,entao esse desenho e mt racista
    claudiane correia dos santos
    T:706 proemi

    Curtir

  27. Acho que é … meio rídiclulo, por que todos nós temos o direto de trabalhar em um ambiente agradavel , em relação a religião , acho o hinduismo uma religião sei lá … não acho boa e nem ruim . Acho que cada um tem o direito de escolher à quem seguir . sobre oque o Homer fez , amostrar que trabalhar em um ambiente agradavel é legal e necessario para uma empresa lucrar e ganhar respeito .

    Nome : João Rodrigo Novaes De Oliveira
    Turma : Proemi 106

    Curtir

  28. nome: alexsander santos e fabio luiz turma : 102

    nos entendemos q acultura indiana tem dirversos deuses e diversos custumes q eles consideram sagrados !!!!!!!!

    Curtir

  29. O vídeo tem uma explicação muito clara sobre as religiões, culturas e os costumes da índia algo que chama atenção é a adoração Na Índia tem animais sagrados como o elefante, vaca o filme descreve bem o hinduísmo mostrando as praticas de adoração e devoção e as danças culturais e os joelhos dobrados em função de adorar alguns Deuses.

    Marcio pinto dias junior
    Turma: 3002

    Curtir

  30. O vídeo tem uma explicação muito clara sobre as religiões, culturas e os costumes da índia algo que chama atenção é a adoração Na Índia tem animais sagrados como o elefante, vaca o filme descreve bem o hinduísmo mostrando as praticas de adoração e devoção e as danças culturais e os joelhos dobrados em função de adorar alguns Deuses.

    Nome: Marcio pinto dias junior
    Turma:3002

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s