Fórum de discussão | Tema: Música Celta

traditional-musical-instruments-in-old-the-irish-image-collection-

A expressão música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galiza, Portugal, Astúrias, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Somente a partir dos anos 1960, com o Movimento Nacional Irlandês, o universo “celta” popularizou-se nos Estados Unidos e marcou o cenário pop das décadas de 60, 70 e 80. Nos anos 1990, explodiu nas paradas mundiais com o New Age e artistas como Enya.

As subdivisões mais comuns são: New Age, Tradicional, Fusion e Folk (Fonte: Wikipédia)

No Brasil, a banda Terra Celta também adotou o estilo musical celta em suas composições (letras e melodias). O vídeo abaixo é uma entrevista da banda ao programa Reis da Rua, da TV Cultura.

Clique aqui para ouvir as músicas da banda Terra Celta.

Clique aqui para ler as letras da banda Terra Celta.

A proposta deste fórum é que vocês escrevam um comentário no blog com as informações abaixo:

  • Procure na internet uma banda que toque o estilo de música celta;
  • Escolha uma música dessa banda (escreva o nome da banda e da música). Se quiser, pode postar o link do vídeo da música;
  • Escolha um trecho da letra (uma estrofe ou refrão) e relacione-o à cultura celta. Se quiser, pode comentar sobre o clip musical;
  • Pesquise sobre a origem da banda (local, ano de formação etc.) e o porquê eles escolheram tocar o estilo celta;
  • Comente sobre as suas impressões pessoais em relação à banda/música escolhida.

 

Não copiem trechos da internet. Escrevam um comentário com as palavras de vocês. Não esqueçam de colocar o nome e a turma no comentário.

 

34 comentários em “Fórum de discussão | Tema: Música Celta

    1. Ótima música, Alan. Também gostei. Mostra bastante o estilo instrumental celta. Apesar da banda tocar apenas instrumental, os títulos das músicas se remetem à cultura celta, como por exemplo nas músicas “The King of the Fairies” (O Rei das Fadas) e “Danza del Oso” (Dança do Urso).

      Curtir

  1. http://www.vagalume.com.br/celtic-woman/
    Fluxo do Orenoco – Celtic Woman
    Me deixe navegar, me deixe navegar,
    deixe o Orenoco fluir,
    Me deixe alcançar, me deixe encalhar nas praias
    de Trípoli…
    Me deixe navegar, me deixe navegar,
    me deixe quebrar em sua praia,
    Me deixe alcançar, me deixe encalhar
    muito além do mara amarelo
    Orenoco é um rio.
    Celtic Woman é um grupo de música formado atualmente por quatro artistas irlandesas: as vocalistas Mairéad Carlin, Susan McFadden, Lisa Lambe e a violinista Máiréad Nesbitt.
    Banda interessante, músicas maneiras.

    Curtir

  2. Escolhi a musica Malditos Gnomos – Terra Celta https://www.youtube.com/watch?v=MfQWVFdV2ho
    Terra Celta é uma banda brasileira de folk rock, fundada em 2005. A banda faz música irlandesa e celta com letras em português (inicialmente em inglês), geralmente humorísticas.A banda costuma subir ao palco vestida à caráter, ou seja, com trajes típicos celtas.

    Malditos,MALDITOS!!!
    Malditos,HAHAHAHA!!
    Malditos gnomos da noite
    Bebem de tudo,pulam,circulam.
    Não adianta falar.

    Os gnomos eram muito travessos, eles acabavam com a festa dos celtas, e eles nunca param.
    Eu achei a música legal, pois falam sobre os gnomos da época, eles são muito travessos e quebram tudo.
    Nome : Allison Guilherme
    Turma : 2005
    Numero: 3

    Curtir

  3. -> En algún lugar de Irlanda existe otra dimensión donde se encuentra las hadas que danzan está canción, dando se encuantran los duendes que cantán está canción.

    Curtir

  4. Escolhi a banda Terra Celta, a música Malditos Gnomos https://www.youtube.com/watch?v=MfQWVFdV2ho&index=2&list=PL91502273E5DDD649.
    A maioria dos membros nasceram em Londrina. Mas alguns nasceram em outros lugares como: Astorga, Limeira e Jundaí. Formação em 2005. Escolheram por que era um estilo desconhecido no Brasil.
    O Trecho da música que “bebem de tudo, pulam, circulam, não adianta parar” fala sobre a teimosia dos gnomos insobortavel.
    Eu achei a música interressante, porém estranha em algumas ocasiões.

    Curtir

    1. Olá, João. Realmente a música é interessante, eu diria “diferente”. Acho que era essa a intenção do pessoal da banda: fazer uma música que causasse estranheza nas pessoas, que falasse e tocasse coisas que elas não estavam acostumadas a ouvir. Ótimo comentário.

      Curtir

  5. Essa é a parte da história
    Que era pra gente não saber
    “E viveram felizes pra sempre”
    Não vai mais me convencer
    nome da musica: Era Uma Vez
    Terra Celta

    Terra Celta é uma banda brasileira de folk rock, fundada em 2005. A banda faz música irlandesa e celta com letras em português (inicialmente em inglês), geralmente humorísticas.

    Curtir

  6. Terra Celta: é uma banda brasileira de folk rock, fundada em 2005. A banda faz música irlandesa e celta com letras em português (inicialmente em inglês), geralmente humorísticas. A banda costuma subir ao palco vestida à caráter, ou seja, com trajes típicos celtas.
    Música Arrigos’s History
    Pedaço de refrão:
    Eu tô parado a esquina
    da walk a don´t walk
    E bem aqui na minha frente, tem um baita relojão
    e tem um homem usando saia
    e os carros na contra mão
    ai que saudades ta batendo
    do calor do meus sertão .
    …..
    Umas das únicas bandas brasileiras que tem um estilo e ritmo diferente.
    alunas: ANNE ,JAMILLE,NARAIELE.
    TURMA : 2005

    Curtir

  7. Meu, eu amei demais esse estilo musical. E a banda que eu mais curti foi Terra Celta com a música Maldito gnomos. Eles são hilários demais XD…
    A cultura celta em si já é bem interessante, e a maneira como as bandas tentam resgatar essa cultura e a transmitem em suas músicas é muito boa.
    Ass: Juliana Nunes

    Curtir

  8. O “Orthodox Celts” é uma banda servia que combina elementos rock e mistura natural, músicas sendo uma música muito maneira apesar do grande sucesso feito pela banda usando também umas coisas legais do nosso entender. Gostei muito dessas músicas. Legal.

    Curtir

  9. EU ESCOLHI A BANDA “CELTIC THUNDER”. ACHEI INTERESSANTE PORQUE ELES VIVEM NA IRLANDA, NUMA TERRA CELTA . E A MÚSICA QUE EU ACHEI “MY LAND”, É UMA MÚSICA QUE FALA DA TERRA DELES E A BANDA CELTA FAZ ELES REPRESENTAR O FOLCLORE DELES.
    UMA PARTE DA MÚSICA “MY LAND”:
    Como verde são seus vales, como os grandes céus azul,
    Suas montanhas estar alto na sua glória:
    Seus rios correm livres – as estrelas brilhantes são os seus olhos,
    Sua beleza é infinita diante de mim.

    UMA MÚSICA INTERESSANTE QUE FALA QUE OS CELTAS VALORIZAM A SUA TERRA.

    RAISSA BERNARDO
    TURMA: 3006

    Curtir

    1. Ótimas observações, Raíssa! A Irlanda é o único estado celta que existe. Então, é muito interessante perceber que eles tentam, através da música, resgatar o seu folclore, suas tradições. O clip da música é belíssimo, com vários elementos celtas presentes, como o kilt (a “saia”), os círculos de pedra, a harpa, a cruz celta. “My land” significa “minha terra”, e o que eles fazem com a música é exatamente exaltar e valorizar essa terra.

      Curtir

  10. Terra Celta – Era uma vez
    Achei essa música muito diferente das que ouço no dia a dia, uma música feita de ficção falando sobre os filmes infantis. Bastante interressante. Não sou muito fã da religião celta mas gostei desta música, me chamou muito a atenção.

    Curtir

  11. You Raise Me UP : Uma pequena traducão do trecho da música da banda Irlanda – Noruega .. ” Você me levanta para alcançar montanhas
    Você me eleva para andar sobre o mar
    Eu sou forte quando estou sobre seus ombros
    Você me levanta mais do que eu possa alcançar ” ..

    sobre a música , é muito interessante e até me arrepiei . Vale a pena ouvir . Com uma bela voz e com harpa .. foi feito uma canção leve , com uma letra otima etc .. Vale a penaa ! uma banda bastante conhecida .

    Curtir

  12. Terra Celta é uma banda brasileira de folk rock fundada em 2005. A banda faz música irlandesa e celta com letras em português ( inicialmente em inglês) geralmente humorísticas.

    Terra Celta – Malditos Gnomos

    Malditos , malditos
    Malditos hahaha
    Malditos gnomos da noite
    Bebem de tudo , pulam , circulam
    Não adianta falar

    Eu achei a letra da música engraçada e legal.

    Eu gostei da banda , das músicas. São diferentes e interessante. Diferente de tudo que é apresentado na música brasileira.

    Zayara turma : 3006

    Curtir

  13. GOSTEI DA MÚSICA RESSACA – TERRA CELTA
    APÓS A SAIDEIRA CHAME UM TAXI PARA IR PARA CASA.
    OU LIGAR PARA OS SEUS PAIS PARA PODE TE PEGAR E LEVAR PARA CASA SÃO E SALVOS.
    EU GOSTEI MUITO DE CADA UM DOS INSTRUMENTOS QUE CADA UM DELES TOCA.

    Curtir

  14. Terra Celta – Música, Piratas e Rum http://youtu.be/YpUZSo_CVxM
    Velas ao vento,homens ao remo
    Navegando em alto-mar
    Ouro e tesouro é o que queremos

    Esse trecho faz referência aos piratas que são uma figura presente na mitologia céltica.

    Terra Celta é uma banda brasileira de folk rock, fundada em 2005. A banda faz música irlandesa e celta com letras em português (inicialmente em inglês), geralmente humorísticas.A banda costuma subir ao palco vestida à caráter, ou seja, com trajes típicos celtas.
    odos os membros moram em Londrina, mas nem todos nasceram lá: Alexandre é de Astorga, Edgar vem de Limeira, Bruno vem de Jundiaí e Elcio vem de Sorocaba.

    Em 2005, Elcio (que também é clínico geral em um posto de saúde de Londrina) esteve em São Paulo e encontrou Ricardo Dias, que já trabalhava com música celta. Na capital paulista, ele foi a um show da banda irlandesa The Muprhy’s Law e decidiu que iria montar uma banda similar.Quando voltou para Londrina, juntou-se a seu conhecido Alexandre, recrutaram mais músicos e formaram a banda, nesta época, ainda sem Bruno e Eduardo.

    Começaram a fazer shows por casas em Londrina, que ficavam sempre lotadas.Chegaram os novos membros Bruno e Eduardo, e a banda começou a fazer músicas em português – a primeira foi “O Porco”.Além de tocar músicas irlandesas, a banda também pesquisa sobre o assunto, frequentando shows e festivais de música celta na Europa.

    Eu gostei muito da banda porque achei bastante interessante a música céltica e é muito legal ter bandas desse gênero no Brasil.

    Nome:Nayara Turma:3006

    Curtir

  15. Eu escolhi a banda Terra Celta, a musica “Era uma vez”:

    Se um conto de fadas atual
    Passar no Jornal Nacional
    Pode apostar, meu amigo
    Deu tudo errado no final

    Esse trecho resume bem a cultura celta.

    Gabriel Dantas – Turma 3006

    Curtir

    1. Olá, Gabriel.
      O trecho que você escolheu fala das fadas, que são seres mitológicos celtas. Na mitologia celta, as fadas partilhavam o Sidh (o Outro Mundo) com os deuses e os demais seres sobrenaturais.

      Curtir

  16. Terra Celta– Era uma vez
    ”…E se o conto de fadas atual
    Passar no Jornal Nacional
    Pode apostar, meu amigo
    Deu tudo errado no final.
    A fada madrinha, essa doce velhinha
    Ajudando suas garotinhas
    Os sete anões, todos gentis
    Com a moça que apareceu…”

    Essa banda é muito legal, nessa musica em especifico ela brinca com os contos miturando-o com a realidade dos dias atuais.
    Nomes: Jéssica Machado e Jamile Turma:2005

    Curtir

  17. Achei bem interessante o estilo da música bem engraçada é diferenciado do que estou acustamado de ouvi , ouvindo essa música dar uma vontade de fica ”porre”. rs kkk
    Pelo jeito esse povo celta adora beber.

    Dalton xavier – Turma 3006

    BANDA TERRA CELTA – RESSACA 🍻 🍸
    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar
    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar

    Cerveja me da forças e Whisky energia
    Depois de dois conhaques me vem a valentia
    E se alguém me encara eu mostro como é
    Foi sorte do sujeito que eu não parei de pé

    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar
    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar 🎶

    No bar só tenho amigos, a coisa é verdadeira
    Garçom desce pra todos mais uma saideira
    E quando a conta chega eu lembro que ‘tô pobre
    E nem pra lavar prato dá porque eu ‘tô de porre

    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar
    E se eu levantar pro bar eu voltar
    Ah, essa ressaca! É lá que eu vou curar

    O mundo é mais bonito depois de uma cerveja
    A moças lá do baile ficam uma beleza
    Beijei uma princesa que fez me apaixonar
    Na boca um só dente que é pra atrapalhar 🎶

    Curtir

Deixe um comentário

