Fórum de discussão | Tema: Cultura Celta

Imagem1
Nos pântanos da Escócia acontece um fenômeno natural de gases que podem ser observados à noite, chamados de will-o-wisp (“punhados de desejo”, em livre tradução). Segundo o folclore escocês, os wisps são pequenas fadas que atraem as pessoas.

O tema deste fórum de discussão é a cultura celta. Podemos encontrá-la presente na cultura em geral, como em filmes, séries de TV, músicas, literatura etc. Neste fórum, vamos analisar a cultura celta presente na animação Valente, da Pixar/Disney. Assistam os trailers, leiam a sinopse e a crítica do filme. Depois, escrevam um comentário indicando os elementos celtas que vocês encontraram nos trailers (quem já assistiu ao filme pode falar sobre outros pontos da cultura celta que lembrar) e as suas impressões pessoais sobre os textos lidos e os vídeos assistidos.

Não esqueçam de colocar o nome e a turma no comentário. 

Clique aqui para ler a sinopse do filme.

Clique aqui para ler a crítica do filme.

Clique aqui para assistir a mais vídeos do filme.

Trailer I:

Trailer II:

Trailer III:

História do filme:

Cena das luzes mágicas:

Anúncios

33 comentários em “Fórum de discussão | Tema: Cultura Celta

  1. Um filme bem interessante não só pela aventura mas pelo enredo do filme e sua aventura em geral , mas por tudo e por nos prender ao filme ( isso é bem interessante ). E ao falar do povo Celta eles relatam de uma forma tão natural .. a paisagem natural da Europa, o modo de se vestir , de falar e de agir marcam muito essa época . Bem legal vou parar para ver !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Patrick!
      Interessante o seu comentário sobre a paisagem do filme. Eles retratam a Escócia, pois essa região, junto com a Irlanda e o restante da Grã-Bretanha, foi onde a cultura celta mais sobreviveu. Mas isso veremos na próxima aula. Veja sim o filme. Ele é muito bonito e a história é bem legal.

      Curtir

    1. Olá, Rayane.
      Sim, o filme é mesmo muito legal. Vale a pena ver. Interessante o seu comentário sobre a Merida. O filme coloca uma personagem feminina como a principal e na cultura celta, a sociedade era matriarcal. Ou seja, ela se inspirava em valores femininos.

      Curtir

  2. neste video a cultura celta vejo uma floresta e la um urso ataca a menina que esta no cavalo, e logo depois na casa todos na mesa a menina dar um susto no menino que esta ao seu lado, esse trecho do treiler, eu achei muito maneiro que e um filme facil de entender de animaçao e eu gostei muito.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Isabele.
      Legal você ter comentado sobre “a velha sábia da floresta”. Na cultura celta ela é a Cailleach, deusa celta da terra e das rochas. Ela costuma ser representada como uma mulher velha, porque o seu nome, Cailleach Bheur, significa “mulher velha”.

      Curtir

  3. As figuras célticas presentes no filme é o urso que está presente em inscrições célticas orientais,tem a velha sábia da floresta a Cailleach,que está nas lendas do folclore escocês e irlandês,a tumba da passagem que aparece nas histórias mitológicas e medievais como a casa dos deuses e uma passagem para outro mundo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Nayara.
      Ótimas observações sobre o filme. Na mitologia celta, a Cailleach também é uma deusa. Os celtas acreditavam que os deuses viviam no Outro Mundo e, para chegar nele, precisavam passar por essas tumbas de passagem (um exemplo é o Newgrange), cavernas ou até mesmo lagos.

      Curtir

  4. que a mulher de cabelos ruivos.fica na floresta com seu arco com sua valente edomica e seu desejo de liberdade que fez todo custo de troca de tradiçoes.mais os elementos os ursos bravos os gaules mais emfim nem os ursos vivem bravamente. e aquela velha que brincava com a propriaçao.o filme fala de liberdade ou uma tumba de passagens bem a verdada e que o desenho e maneiro.

    turma;3006
    nome;cristiano de matoss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Cristiano.
      Sim, no filme a personagem principal é feminina e a sociedade celta era baseada em valores matriarcais. Ou seja, em valores femininos. Os ursos e a velha (a Cailleach) fazem referência ao panteão dos deuses celtas. E as tumbas de passagens eram locais onde poderia-se chegar ao Outro Mundo, onde moravam os deuses. Você fez ótimas observações.

      Curtir

  5. no filme fala sobre inclusive o fato de artio ter em suas representaçoes a presença de oferendas comestiveis e arvores sagrada.
    e interessante que essa velha da floresta brica com as apropriaçoes modernas dessa celticidade.

    Curtir

    1. Olá, Anderson.
      Artio é um dos deuses celtas. Não só as árvores (principalmente o Carvalho) mas as florestas eram muito importantes para os celtas. A velha é uma representação da Cailleach, deusa celta da terra e das rochas.

      Curtir

  6. Os celtas não misturavam panteões de outras culturas e nem cultuavam deuses celtas de outras tribos. No filme, Angus é o nome do cavalo da princesa Valente. ANTONIA E VALERIA 2002

    Curtir

  7. Nome: Bárbara Sousa e Claudio Correia
    Turma:2002
    Wisps – No filme são luzes que aparecem para menina do filme, ela acha que são fadas ou seres místicos. No filme, essas luzes aprecem para ela com o objetivo de leva-la a um lugar.

    Curtir

  8. Nome: Sarah Vieira TURMA: 2002
    A mitologia celta pode ser dividida em três subgrupos principais de crenças relacionadas.

    Goidélica – irlandesa e escocesa
    Britânica Insular – galesa e da Cornuália
    Britânica Continental – Europa continental.

    Curtir

    1. Como o filme se passa na Escócia, os diretores e roteiristas usaram elementos tanto da mitologia celta quanto do folclore irlandês. Você poderia ter destacado um elemento específico celta dessas mitologias para comentar.

      Curtir

  9. carlos Eduardo Araujo Santos Junior turma 2002
    Essa menina foi criada pela sua a mãe pra ser rainha e seguindo e ensinando os costumes do reino. Mas essa menina não tinha nem um interesse pra essas coisas. Ela escolheu ir para outro caminho.

    Curtir

    1. Interessante observação, Carlos Eduardo. Essa mudança do caminho, ou destino, está ligada à figura mitológica da fada. Os celtas acreditavam que as fadas tinham o poder de mudar o destino das pessoas. São as luzes azuis (as fadas) que guiam a Merida em outra direção, possibilitando a mudança de caminho.

      Curtir

  10. Nomes : Edilaine do Nascimento | Luana do Nascimento
    Turma : 2002

    COMENTÁRIO : Achamos interessante porque além de falar sobre a cultura celta, ali também fala sobre uma adolescente guerreira que luta para conquistar a sua liberdade e ter a sua própria vida. Fora do castelo de onde mora quer se tornar uma verdadeira valente.

    Curtir

  11. O filme “Valente” tem uns detalhes com relação a mitologia celta. A magia no filme, as luzes que guian a personagem principal do filme até uma senhora que sabe manipular ervas medicinais, plantas para fazer feitiços, que muda sua vida. O próprio urso ( que é uma figura lendária celta ), o cavalo da Meredida que tem o nome do deus Angus, Deus da juventude, do amor, da beleza e da inspiração poética. Se analisarmos bem, existe bastante coisas para falar sobre os celtas, com relação ao filme.

    Curtir

  12. Dalton Xavier – Turma 3006

    O filme ” valente ” tem diversos apectos sobre o povo celta , seus costumes de não gosta de ursos é seu jeito de ser vestir .
    O personagem da menina passa para o público que ela é bem mais esperta do que os homens que ela poder ser cuida sozinha .
    Filme bem feito é bem interessante , para assistir com a familia .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s